Skip to content

Visto de estudante para os Estados Unidos

Hoje vim falar-vos do visto de estudante para os Estados Unidos. Como alguns de vocês devem saber, mudei-me recentemente para Chicago para estudar e muitos me perguntaram como tinha sido o processo. O processo foi lento, não vou negar.

Quanto ao visto de estudante, eu tenho o visto F1 que corresponde ao visto para estrangeiros a estudarem a tempo inteiro numa universidade americana.

Alguns detalhes do visto:
  • Visto não-imigrante, ou seja, este visto tem um caracter temporário;
  • É possível entrar e sair do país sem restrições;
  • Não é possível trabalhar mais 20h/ semana;
  • Enquanto estudante dos USA, só é permitido trabalhar dentro da faculdade
  • A partir do 3º trimestre, é possível fazer um estágio a tempo inteiro fora da faculdade

Como tudo se processa…

1. Receção da carta convite da escola

Acceptance letter
Acceptance letter

Eu diria que esta é a primeira e a fase mais importante de todo o processo: ser aceite numa faculdade ou escola americana. Os tempos de espera variam muito de escola para escola, no meu caso, entre a entrega da minha candidatura e a receção do resultado, foram cinco semanas. Uma vez, a receção, é necessário confirmar que aceitamos a oferta. Eu tive 15 dias para responder e uma vez enviada a confirmação, tive de pagar $250 para assegurar o meu lugar no mestrado.

2. Envio de estratos bancários

Ninguém vai estudar para os Estados Unidos sem provar que tem dinheiro para isso. Eles são muito estritos nessas coisas. Podem apresentar bolsas que tenham conseguido, o patrocínio da vossa empresa, o Pai-patrocínio, créditos estudantes e verbas pessoais que tenham… Tudo depende de cada um. Geralmente, eles pedem para provar que podemos pagar, pelo menos, um ano de escolaridade no país. No meu caso:

  • Eu tinha grande parte do dinheiro – um 82% vá
  • O meu pai e alguns amigos também contribuíram
  • E o banco colocou o resto – ou melhor, tive de fazer um empréstimo

3. Receção do I – 20

Document I - 20
Document I – 20

Enviados os estratos bancários e provas de identificação, a faculdade leva alguns dias a processar estes documentos. O I – 20 é um papel preenchido pelo departamento de estudantes internacionais onde constam os nossos dados pessoais, a nossa capacidade financeira para pagar o curso e claro, a informação do curso que vamos estudar. Se tudo tiver conforme as regras, o I – 20 é emitido e enviado por correio para nossa morada. Como é um documento importante, é preciso pagar (cerca de $50) para que ele seja enviado em segurança – a UEMS foi o organismo escolhido pela minha faculdade e a Fedex entregou-me em mão o envelope 3 dias depois de ter saído dos Estados Unidos.

4. Pagamento do I – 901 SEVIS

SEVIS I - 901 Confirmation payment
SEVIS I – 901 Confirmation payment

Preparem-se para abrir os cordões à bolsa a cada instante. Também é preciso pagar o SEVIS. Uma vez recebido o I-20, neste documento encontra-se o nosso SEVIS ID e com ele já podemos proceder ao pagamento do SEVIS. O que é o SEVIS ou porquê pagar o SEVIS? – Perguntam você porque eu própria me perguntei.

  • O que é o SEVIS: O SEVIS é um organismo que controla as escolas que recebem estudantes estrangeiros no país. Basicamente é um sistema digital que tem acesso a toas as informações dos estudantes non – Americans no país.
  • Preço do SEVIS: $200 e tem duração de 12 meses
  • Pagamento: Tudo pode ser feito online. Estão disponíveis vários modos de pagamento como se de uma comprar online se tratasse. É importante guardar uma cópia da confirmação de pagamento – ela é pedida na embaixada para proceder à emissão do visto. Para proceder ao pagamento: é tudo por aqui.

5. Formulário DS – 160

Online form for the student visa
Online form for the student visa

É preciso paciência porque este formulário é longo (5 páginas). O que é o DS – 160? É u formulário com perguntas pessoais; perguntas sobre as experiências de trabalho anteriores;  perguntas sobre as visitas anteriores aos Estados Unidos; E muitas perguntas sobre criminalidade e terrorismo. 

Aconselho-vos a fazerem o log in no navegador Google Chrome porque no Safari é uma desgraça. Podem preencher o formulário aqui.Criem também um ID no site e guardem-no para cada vez que se conectarem poderem ter acesso aquilo que já preencheram (guardem constantemente o que fazem porque o site às vezes deixa de funcionar e lá se vai tudo o que preenchemos). Documentos necessários para este formulário:

  • Passaporte
  • CV
  • Datas das 5 últimas visitas aos Estados Unidos
  • I-20
  • ID SEVIS

6. Reunião com a Embaixada Americana – Pagamento do Visto F1

No momento que entramos no site da Embaixada para ver a disponibilidade para nos receberem, é necessário pagar o visto. Para pagarem e marcarem reunião, é aqui. Deixo-vos também outro site (este aqui) onde podem os tempos de espera para pedir uma reunião na embaixada, consoante o tipo de visto e a localização onde estamos.

Preço do Visto F1: $160

7. Reunião com a Embaixada Americana

Eu ia muito nervosa porque não sabia muito bem como tudo acontecia. Quando cheguei percebi que tudo era bastante rápido que aliás, havia mais tempo de espera na fila do que tempo a falar com o funcionário da Embaixada (isto não demorou mais de 10 minutos). Vou escrever aqui no blog sobre como tudo aconteceu no meu caso. Que vos parece?

8. Receção do passaporte

Esta é a parte mais emocionante… Depois de 5 dias de espera (podem receber o passaporte em menos dias mas é necessário pagar uma taxa extra para isso), fiquei tão emocionada quando finalmente recebi o meu passaporte com o visto americano.

Para mais informações, podem sempre contactar a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa. Tenho a certeza que eles vos vão poder responder às questões mais especificas.

Quanto tempo o visto leva a ser emitido?

Menos de uma semana mas existe todo um processo para o pedido do visto. Eu diria, mais ou menos, 2 meses entre o momento em que a faculdade ou escola de Inglês nos aceita e a receção do visto em casa.

Espero ter ajudado com este artigo. Caso estejam a pensar estudar nos Estados Unidos, seja numa faculdade, conservatório ou mesmo numa escola de Línguas para melhorar o vosso Inglês, mandem-me mensagem. Fico sempre contente em ajudar.  — Já agora sobre cursos de Inglês nos Estados Unidos, eu falei da minha experiência em Miami aqui.  —

Beijinho,

Daniela

Photos by me and Jakob Owens on Unsplash