Skip to content

Como aprender surf em Bali

Surf lovers, this post for YOU! I went to Bali to enjoy the beauty of the island, BUT ALSO to live the experience of attending a Surf Camp. And I had a blast. 😀

5 days surrounded by nice people, good teachers in cool beaches and amazing sunsets. Although I had surfed in South America and Australia, I was definitely a beginner. After 5 days with MOJO, a lot of falls and many complains about how my shoulder and arms were hurting, I can finally say I am able get on the board and catch waves. Check out my pictures below and let me know if you have any questions about the Surf Camp. 😀

 

Então e se eu vos dissesse que andei a surfar pela Indonésia? Acreditavam?

Ora depois da minha primeira experiência com uma prancha de surf no Brasil, de umas quantas aulas no Peru e de umas tantas tentativas falhadas na Austrália, marquei o voo para a Indonésia e decidi que era desta que me ia mesmo dedicar ao surf. E foi! Pelo menos, por 5 dias. O meu objectivo era sair de lá uma pro… 😀 Obviamente que não voltei pro MASSSS deu para aprender umas coisas.

Minha gente, isto de aprender quando já somos “velhos” é mais complicado e, sejamos sinceros, aprender a surfar é difícil. No início é tipo snowboard: é sempre a cair. Como diria o outro: Tens de cair muito e até apanhares o jeito e começares a gostar.

Surfing in Kedungu, Bali
Surfing in Kedungu, Bali

Ainda me lembro da minha primeira aula no Brasil: marquei com professor 2 horas, paguei 2 horas e 1 hora depois já não me aguentava nas canetas… até o simples movimento de levantar um braço era dolorido.

Surf é aquele desporto maravilhoso de apanhar uma onda de 5 segundos e depois nadar para voltar ao spot umas 5 horas. Mas pronto, vale a pena, a sério que sim.

 

Mas afinal como foi isso de fazer um Surf Camp? 

Foi ótimo! Foram 5 dias dedicados ao surf onde temos aulas todos os dias, surfamos durante 2 horas (mais coisa menos coisa) e depois o resto do tempo é para fazermos o que quisermos. A parte gira é que somos uma pequena comunidade de surfistas 😀 : de países diferentes, de faixas etárias diferentes, de ocupações diferentes mas com uma paixão em comum. E o mais giro é que durante 5 dias aquelas pessoas se tornam a nossa “família”, entendem e partilham connosco as ondas que apanhámos, as quedas que dêmos e as ondas gigantes que nos estragaram a performance quando achávamos que já éramos uns pro. Pronto, foi bacano para caraças.

MOJO
MOJO

Então mas explica lá isso melhor do Surf Camp

Ai detalhes, Ai detalhes: já sei que estão aí a saltar de curiosidade e por isso vamos lá pôr tudo tim por tim.

Comecei por fazer uma pequena pesquisa online e a escola disponível para as datas que queria, com quarto privativo e com o ambiente que queria (eu queria mesmo um Surf Camp com tudo ou quase tudo incluído). Acabei por escolher a MOJO.

 

Mas porquê um pacote com tudo incluído?

No passado fiz aulas privadas aqui e ali e não nunca vi grandes resultados. Surfar não é fácil e é preciso investir tempo e paciência no início. Ter um professor diferente cada dia e ter uma aula por mês não me levou a lado nenhum. Daí esta minha obsessão para fazer um Surf Camp.

 

Então e a Mojo?

A Mojo é uma empresa australiana que desenvolve Surf Camps na Austrália, Nova Zelândia e Indonésia. Não vos vou mentir, não ficou barato (mesmo sendo em Bali) mas valeu a experiência. Como digo sempre, eu invisto e quero continuar a investir em experiências que me fazem feliz, muito mais do que bens materiais.

Então vamos lá saber a minha evolução do primeiro dia ao último dia:

Vá não se riam… Não sei se gosto mais da minha falta de equilíbrio ou da minha pose das mãos

Balance surfing
Balance, Balance, let me find some balance

Vá podem-se rir com esta porque a queda teve piada para caraças

Best fall ever
Best fall ever

Aqui eu já acho que domino a coisa

Rocking it
Rocking it

Onde fizeste o Surf Camp?

Canggu – Kedungu – Semiyak

Eu falei destas zonas no meu artigo anterior, AQUI, vão lá espreitar. A Mojo oferece outras localizações em Bali para surf e outros pacotes mais completos ou por mais dias. Vejam o site deles se tiverem dúvidas.

Além das zonas referidas acima, Kuta é conhecida por ser uma das melhores zonas para apanhar ondas. Fica a dica!

Inclui:

  • 5 aulas de surf
  • 4 noites em quarto privativo com casa-de-banho
  • Pequeno-almoço + jantar e uma bebida (alcoólica ou não) por dia
  • Transporte entre o alojamento e as praias
  • Equipamento e pranchas
  • Professores
  • Explicações depois de cada aula

Não inclui:

  • Almoço durante a estadia
  • Transfere do aeroporto
  • Fotografias: 34$ por todas as aulas
  • Bebidas e saídas à noite

Preço: $400 Americanos

Curiosidade: Há possibilidade de ficar em quartos partilhados de 4 pessoas. Esta opção é um bocadinho mais económica (cerca de $335).

 

Espero que tenham gostado deste artigo e das minhas fotos, claro. O que gostariam que escrevesse no próximo artigo? Deixem-me dicas e sugestões.

 

Beijinho,

Daniela