Skip to content

5 dicas para aprender Francês

Desengane-se quem pense que eu falava Francês quando cheguei a Paris há 4 anos atrás. Para ser sincera, eu não sabia dizer mais do que 3 palavras: Bonjour, Merci e Ça va!

 

SIM, eu tinha estudado 3 anos de Francês mas como nunca tinha gostado muito da língua, nunca me tinha preocupado muito em aprendê-la. Antes de vir estudar para cá, continuei na minha e também não me preocupei muito em aprender a língua. Uma semana depois de ter chegado, já tinha percebido que ou falava Francês ou falava Francês. Não é mito não, Francês não fala Inglês MESMO.

E portanto, lá me rendi à la langue de l’amour.

 

Aprender uma nova língua e, ainda por cima, uma difícil como o Francês (fala-se de uma maneira e escreve-se de outra) não foi tarefa fácil. Três peças chave: Ter vontade de aprender, Ser perseverante e Não ter medo de errar.

Verdade seja dita que o povo Francês não é o mais acolhedor para estrangeiros (99% não fazem o mínimo esforço para perceber os estrangeiros) daí ser necessário muita muita força de vontade. Existem muitas coisas que se podem fazer para aprender ou melhorar uma língua.

Tive aulas de Francês quando cheguei mas pouco ou nada me ajudaram, daí que tenha feito uma listinha de coisas TOP TOP para melhorar as language skills em pouco tempo.

 

  1. Trabalhar como waitress num bar/ café

Trabalhei em bares e restaurantes quando era estudante e este foi dos maiores boost que tive para aprender Francês! É mesmo a melhor solução para ganhar confiança e nos lançarmos. No início é SEMPRE difícil. Vezes sem conta não consegui perceber clientes e vice-versa. É super frustrante e stressante termos uma pessoa à nossa frente que não nos percebe mas são esses momentos que nos fazem crescer (ou falamos ou falamos :D). Mais uma vez, é quando saímos da nossa zona de conforto que tudo acontece!

 

  1. Viver com Franceses

Se estiveres prestes a sair do país para fazer ERASMUS ou simplesmente para trabalhar fora então escolhe viver com nativos. Eu vivi durante alguns meses com um Francês (Jornalista, vejam lá a sorte que tive :D) e sinceramente numa 1 semana aprendi mais Francês do que durante 9 meses a viver com ERASMUS (Hey guys, I do not regret at all the times we spent together. You are still the best roomies I have ever had in Paris… To you: Brigi, Carlos, Mabel, Michal and Shane). Sem dúvida, a forma mais natural de conhecer a cultura do país, as tradições, a cozinha, e claro, de melhorar o nível de Francês.

 

  1. Ler jornais, revistas ou livros

Ler… Ler… Ler… É sem dúvida uma das melhores formas de aprender outra língua. Se hoje falo perfeitamente a língua Francesa devo-o às revistas e aos livros que li.

♣ Uma dica: Leiam SEMPRE SEMPRE temas do vosso interesse. Por exemplo, eu comecei por ler livros em Francês que já tinha lido em Português. O facto de saber mais ou menos a história ajudou-me imenso e evitou aquleas pequenas frustrações de quando lemos um livro sem percebermos metade.

 

  1. Arranjar um namoradinho Francês

Não seria honesto da minha parte não colocar isto aqui 😀 Os meus namoradinhos franceses ajudaram-me muito a progredir… Sempre me corrigiram e explicaram as intermináveis exceções da língua francesa. “Significa que necessito de namorado nativo para aprender a língua?” Pois, NÃO! Nada disso… Mas ajuda 😀

 

  1. Ir ao teatro, ao cinema ou ver televisão

Três opções para todos os gostos. Eu sempre me recusei a ver televisão e ir ao cinema e ver o Johnny Depp a falar Francês (apesar de ser um dos melhores exercícios para aprender a língua) por isso, optei pelo Teatro. Atenção, não é dos exercícios mais fáceis. Exige: Mais concentração; Um Francês sempre ao lado para sussurrar algumas explicações sobre piadas mais complicadas; E é mais caro!… Mas tirando isso é fantástico. É uma ótima forma de descobrir mais sobre a cultura e os atores franceses.

 

Espero que ter ajudado com as minhas 5 dicas sobre como a língua Francesa. Não deixes de comentar ou mandar mensagens se tiveres dúvidas ou alguma questão em particular.

 

Beijinho,

Daniela