Skip to content

5 dicas para ter um CV perfeito

Como criar um CV mais do que perfeito ?! 

Procurar trabalho nunca é agradável! Fazer o currículo, as cartas de motivação ou mesmo preparar as entrevistas pessoais podem ser tarefas complicadas, demorosas e muito aborrecidas MESMO. -.-‘

Este post é o primeiro de uma cadeia de posts de como se preparar para encontrar o trabalho perfeito.

Assim, Como fazer um bom CV ? O que escrever no CV ? Como explicar cada função ?

1. Definir muito bem o perímetro geográfico e a área de trabalho;

Começar a enviar CV’s para todo o lado e para todo o tipo de trabalho, na minha opinião, é um GRANDE erro. Infelizmente, o nosso cérebro não se consegue concentrar em muitas coisas ao mesmo tempo, de modo que definir com precisão a cidade e a área de trabalho ajuda imenso. Por exemplo, eu sempre procurei trabalho em Paris e em Marketing Digital (como Project Manager; Product Manager; Marketing Manager; Digital Marketing Manager; …)


2. Enumerar todas as funções de cada cargo exercido no passado;

Escrever minuciosamente todas as funções associadas a cada cargo exercido assim como, as formações/diplomas adquiridos, línguas e interesses sócio-culturais. Não tenham medo de escrever muito no início… Para conseguirem pôr em prática o ponto 3↓ na perfeição. Mais uma dica, o CV deve apresentar harmonia e coerência de escrita. Por exemplo, eu sempre escrevi TODAS as minhas funções com substantivos “activos” (Produção de entrevistas; Realização de briefs…)

Exemplos de cv
Dicas para fazer um bom CV


3. Comparar a nossa lista de missões com a descrição do cargo que procuramos;

Este é para mim um dos pontos mais importantes! 😀 O nosso trabalho torna-se tão banal que muitas vezes nos esquecemos de utilizar um vocabulário compreensível a todas as pessoas (uma responsável de recursos humanos não vai perceber palavras demasiado técnicas, certo?!). Procurem na internet a descrição do vosso cargo e comparem-na com a lista de funções que acabaram de realizar. Não hesitem em adaptar e usar palavras mais correntes!


4. Personalizar o CV para cada oferta de trabalho;

Enviar 50 CV’s por dia pode parecer fantástico mas se nenhum deles é personalizado tendo em conta a empresa ou a oferta de trabalho, então eu diria que é tempo perdido. Por informação, quando procurava trabalho, eu enviava apenas 3 a 5 CV’s por dia mas cada um deles adaptado ao cargo e à empresa em questão.


5. Tornar o CV mais bonito;

Com as centenas de CV’s que os departamentos de recursos humanos recebem, um CV SEM ERROS e apresentável é essencial. Quando digo bonito não é preciso passar horas para fazer um CV com um super design (excepto algumas profissões como designers e afins) mas um CV clean e fácil de ler/ interpretar (os RH’s necessitam em média 3 segundos para decidir se um cv é bom ou não, portanto: mãos à obra!).

Boa sorte na procura de trabalho 😛 E qualquer dúvida, contactem-me por AQUI.

 

ATENÇÃO: Não tenho qualquer formação em Recursos Humanos, escrevo tendo em conta a minha experiência. Procurei trabalho imensas vezes, enviei centenas de CV’s e hoje consigo perceber que pequenas tips podem mudar completamente uma candidatura.

Beijinho,

Daniela

2 Comments

    • Obrigada Helton:D
      Boa dica para CV… Me pareceu super simples 😀

Comments are closed.