Skip to content

4 dias na Chapada Diamantina

Antes demais, lamento não ter publicado nada a semana passada. Estou com um problema com o meu computador e espero sinceramente que consiga encontrar uma soluação rapidamente.

Há 2 semanas atrás, como devem ter visto, publiquei muitas fotos na montanha. Passei uns dias com uma amiga na Chapada Diamantina (um dos maiores parques naturais de Brasil e também o mais conhecido na Bahia). Preparem-se para muitas fotos e muitos conselhos sobre a Chapada.

Primeiro, a Chapada não é lugar para toda gente… Se gostas de natureza, vais amar, se não, acho melhor pensares noutro destino. A Chapada é um lugar de pura natureza. O silêncio, o cheiro, as paisagens intocáveis… Basicamente é o lugar ideal para quem quer relaxar e esquecer a vida complicada/ acelarada das grandes cidades.

Lençois village
Lençois village

A minha viagem pela Chapada Diamantina

Partilho por aqui 4 dias para explorar a Chapada Diamantina. Claro que é sempre melhor ficar mais tempo (para conhecer melhor, para disfrutar mais), no entanto, em 4 dias já muito se faz.

Como chegar à Chapada Dimantina de Salvador?

Existem 2 cidades próximas das trilhas e das cachoeiras: Lençóis e Capão.  Eu apanhei um autocarro noturno de Salvador para Lençóis (são 6 horas de viagem) e o valor foi cerca de 80 reais.

O autocarro sai da estação Rodoviária de Salvador e chega diremente ao centro da cidade de Lençóis. Para chegar até à Rodoviária, podes apanhar um taxi/ uber (é mais seguro) e a viagem demora cerca de 20 minutos (se não houver trânsito). O uber é cerca de 20 reais.

daniela in chapada
Daniela in chapada
O que visitar?

Aqui deixo as dicas de 4 dias de viagem usando guias e transportes públicos. No entanto, se conseguires um grup de amigos, aconselho vivamente a alugarem um carro. É mais cómodo, mais barato e bem mais prático. Caso optes por esta solução, aconselho usarem a map’s me. IEsta aplicação é gratuita, pode ser usada sem internet e mostra no mapa o caminho para os pontos mais turísticos.

Uma coisa importante: Quando programares a viagem com amigos, é importante ter noção de que é uma viagem bastante física de modo que é melhor preparar toda gente para isso. Às vezes nem são os km’s que fazemos mas sim os rochas, os caminhos incertos/ estreitos, as subidas e descidas. Mas se gostas de aventura vais adorar esta experiência.

colorful rocks
Colorful rocks
poço halley
Poço halley

1º dia – Chageda a Lençóis

Chegar às 6 da manhã, encontrar o hostel/ hotel, dormir uma horita, comer um bom pequeno-almoço e partir para a aventura.Pensa sempre em levar água na mochila e algo para comer.

Para o primeiro dia, o melhor é mesmo fazer pequenas trilhas. Depois de 6 horas de viagem o corpo também precisa de algum descanso.

 – Cachoeira Serrano

 – Poço Halley

 – Cachoeira Primavera

 – Ribeira do Meio

A cachoeira Serrano é a “mãe” das cores. Poraqui é fácil ver os habitantes de Lençóis a disfrutarem da água geladas da cachoeira. O segundo ponto é um poço de água bem escura onde é possível tomar banho de argila. Quanto ao terceiro ponto, Cachoeira Primaveira, é mais díficil de chegar mas vale muito a pena. Quando chegares e vires a cachoeira vais ver que vale a pena aqueles km’s de esforço.

cachoeira primavera
Cachoeira Primavera

Ribeira do Meio tem um caminho de terra muito turístico. Enquato os outros pontos têm muitas pedras e há que levar a pernita para passar, este caminho está mais adaptado e preparado para os turistas. A cachoeira: maravilhosa. Sol, o  som da água e as rochas coloridas.

A água das cachoieras é potável no entanto segundo os guias esta pode ser bastante forte em termos de sabor de modo que o melhor é mesmo misturá-la com a água de compra. Gostas de répteis em geral! Se sim, o caminho para esta cachoeira vai ser uma perdição.

poço do diabo
Poço do diabo
2º dia – Lençóis

No segundo dia decidi fazer uma viagem organizada por uma agência dado que não tinha carro. Eu fiz o chamado ROTEIRO 1.

– Rio Mucugezinho

– Poço do Diabo

– Gruta da Fumacinha

O meu dia começou bem cedo e a primeira destinação foi o Rio Mucugezinho e o Poço do Diabo. O Poço do Diabo é bastante profundo (8 m de profundidade). O guia pede geralmente aos turistas que quiserem nadar para colocar os coletes salva-vidas.  Seguiu-se a Gruta Fumacinha.

– Gruta da Pratinha

– Poço azul

– Morro do Pai Inácio

O poço azul ou encantado como lhe costumam chamar é bem bonito (atenção, a melhor altura para visitar o poço é entre Abril e Setembro. Durante estes meses o reflexo do Sol na água é mais intense e o azul do poço é mais nítido). Finalmente o Morro do Pai Inácio. A vista doponto mais alto do morro é linda e sem dúvida um pôr-do-dol a não perder na Chapada Diamantina.

brazilian food
Brazilian food
pratinha - gruta azul
Pratinha – Gruta azul

Curiosidade: O Morro foi no passado uma só montanha e não 3 como se pode ver na primeira foto do artigo. Segundo estudo, a erosão da água “recriou”a montanha incial nas 3 montanhas que conhecemos atualmente. 

Porquê Morro do Pai Inácio? People say Inácio was a very good and inteligent slave. Among the black people, he was respect and even for his “owner”. Inácio was known to be handsome, strong and intelligent. He would cure even people with his skills. His owner respected him until the day he discovered Inácio was dating his daughter. The owner ordered every military to follow Inácio and kill him. Legend says he could run away from the troops with the owners’ daughter. A really hero!! ahahah

 

3º dia – Viagem para Vale do Capão

Podes apanhar o autocarro para o Capão (Palmeiras) de Lençois. O trajeto é 1h, no entanto assim que o autocarro chegar a Palmeiras é necessário alugar um carro para se deslocar (de Palmeiras ao Capão são cerca de 40 minutos) e mais tarde pernas fortes e com coragem para caminhar até à Cachoeira Fumaça, dita como uma das mais belas.

 

4º dia – Viagem de volta para Salvador

Descobre as pequenas casas e construções, fala com pessoas e explora cada cêntimetro da cidade. Depois, o regresso a Lençóis para apanhar o autocarro de regresso a Salvador.

sunset in morro do pai inacio
Sunset in Morro do Pai Inácio

Espero que tenham gostado deste artigo sobre a Chapada. Não hesitem em perguntar-me mais sobre o assunto.

 

Beijinho,

Daniela