Skip to content

10 coisas para fazer em Paris

Gente, há muita coisa para fazer na cidade do amor. Hoje vamos esquecer os monumentos lindos e maravilhosos e focar-nos mais em atividades para fazer por Paris. Digo-vos que em 5 anos APRENDI muito sobre a cidade e sei que a conheço MUITO melhor do que Lisboa ou Sidney onde vive recentemente. Ora aqui vão 10 coisinhas típicas mas mesmo típicas para fazer na cidade.

1. Andar de bicicleta nas ruas de Paris

Biking in Paris (playing the crazy)
Biking in Paris (playing the crazy)

Nunca comprei uma bicicleta em Paris e acreditem ou não nunca precisei. O sistema de bicicletas públicas funciona relativamente bem. Caí umas quantas vezes no início porque não há vias para bicicletas em todo lado como na Holanda. Mas tudo se aprende. Para mim, é uma das melhores maneiras de conhecer a cidade. E para vocês?

Informação turística: o bilhete para 24h é de 5€, sendo que 5 bicicletas podem ser usadas ao mesmo tempo com este passe. Existem postos por toda a cidade e em caso de emergência é só usar a app vélib’  para todas as localizações disponíveis.

2. Fazer um piquenique num dos parques da cidade

Picnic is my favorite hobby in Paris
Picnic is my favorite hobby in Paris

Sentar no parque e fazer um piquenique não são cenas de filme… É mesmo algo muito comum por aqui. O que mais não faltam são parques em Paris e não há programa melhor do que sentar-se na relva, tomar uma pinguita e encher a barriga com pão, queijo e afins. Sim, piquenique com tudo o que o país tem de melhor, é uma das minhas atividades favoritas na cidade do amor.

3. Dar um OI à Torre Eiffel

Paris, I love you
Paris, I love you

Amigos, até podem gozar comigo mas o melhor de viver em Paris é continuar a ser turista todos os dias. Sair à rua, ver edifícios bonitos, gentes bem vistas não é o que acontece em qualquer lado. E eu que o diga que vivi em Sidney durante um ano. Enfim! Portanto, dar um OI à torre é coisa de turista mas francês que é francês também gosta.

4. Ir ao parque apanhar sol

Dani in Tulleries
Dani in Tulleries

Lembro-me que quando me mudei para Paris, me convidavam para ir ao parque e eu pensava: “Mas que raio vão eles fazer ao parque?” Eu nasci no campo e quando me mudei para Lisboa e, mais tarde Paris, procurava sempre locais de “betão”. Com o passar dos anos, tornei-me fã dos parques, das conversas sem sentido, das tardes de sol…

ACREDITEM OU NÃO: Basta sair um raio de sol para ter os parisinos todos nas esplanadas e nos parques de biquini (Não, eu não estou a exagerar).

5. Fazer um passeio de barco

Bateaux mouches
Bateaux mouches

Minha gente, vir a Paris e não dar uma voltinha no Sena de barco é como ir a Roma e não ver o Papá. Enfim, é um MUST e é barato.

A viagem mais económica e também a mais curta dura cerca de 1 hora e permite que os passageiros entrarem e descerem na “estação” que desejarem.

6. Caminhar pelas ruas de Paris

Sunny days in the park
Sunny days in the park

Eu sei que um pode caminhar em qualquer parte do mundo MAS as ruas de Paris têm muita vida, muita beleza, muito detalhe. Não é todos os dias que caminhamos na rua e paramos do nada simplesmente por admirar um edifício ou dois. Portanto esta é UM MUST que aconselho muitoooo para se sentir a vibe da cidade. E o melhor de tudo: não custa dinheiro.

7. Ir a um mercado de rua

Market in Charonne - Paris
Market in Charonne – Paris

Eu tornei especialmente fã dos mercados de frutas da América Latina. Mas foi nos meus tempos de parisiense que comecei a ir ao mercado, Sábado pela manhã. Primeiro, porque os produtos são bem mais frescos, depois porque são mais baratos e por último, porque as pessoas são um amor. Assim começava os melhores fins-de-semana da minha vida em Paris

8. Comprar a baguette na padaria

Baguette
Baguette

Lembro-me de sair todas as manhã de casa, às 7h para comprar a minha baguette. Talvez o mito que os franceses carregam a baguette debaixo do braço, seja um dos poucos verdadeiros. Para quem vem de visita, eu aconselho plenamente a “visitarem” várias boulangeries e não se esqueçam da famosa frase: “Une baguette, si vous plaît…”

9. Ir a uma exposição/ museu

Being serious in Louvre
Being serious in Louvre

Paris é das cidades mais bacanas em termos de cultura e arte. Existe uma imensidão de museus e exposições de arte para fazer diariamente. Portanto, ir a pelo menos uma exposição ou museu é obrigatório para quem visita a cidade do amor.

DICA: Vejam aqui as dicas sobre os monumentos a visitar e o preço das entradas

10. Beber uma cerveja/ vinho/ cocktail numa brasserie francesa

Apéro at the end of the day
Apéro at the end of the day

Lembro-me de ser estudante em Paris e olhar para os cafés tipicamente franceses e pensar que um dia teria dinheiro para me sentar e degustar um belo cocktail no final de um dia de trabalho. Mal eu sabia que afinal aquelas brasseries não eram assim tão caras e que esse dia chegaria mais rápido do que eu pensava.

 

O que acharam destas dicas? Alguém que esteja por Paris nos próximos tempos?

 

Beijinho,

Daniela